Das pesquisas sobre o clima à escolha de hospedagem. Muitas são as variáveis que precisam ser analisadas antes na hora de se programar uma viagem. E, mesmo com o maior dos planejamentos, sempre há chance de ficar faltando algum detalhe. Porém, com a ajuda da tecnologia, é possível diminuir esses riscos de forma considerável. Para tanto, basta combinar um dispositivo robusto aos melhores aplicativos para viagem. Assim, para além da organização das malas, é muito válido reservar um momento para preparar seu iPhone. Afinal, ele será extremamente útil em seu próximo roteiro!

Úteis e gratuitos: os melhores aplicativos para viagem

Yelp e AroundMe

Enquanto o Yelp tornou-se oficialmente o app dos bares e restaurantes, o AroundMe vai ainda além. Gratuitos, ambos são ótimos para descobrir alguns dos melhores lugares para visitar no destino escolhido. Com o Yelp, você descobre horários de funcionamento de bares, restaurantes e postos de gasolina, por exemplo. Pode ver fotos dos pratos e até mesmo consultar cardápios. Também consegue ler avaliações reais de pessoas que já frequentaram os estabelecimentos e incluir as suas próprias. Além de pesquisar locais próximos de você, é possível realizar buscas por bairro, distância e classificação.

Com funcionalidades semelhantes, o AroundMe oferece listas organizadas por categorias. Assim, identifica sua localização rapidamente e permite visualizar os bancos, bares, hotéis, supermercados, teatros, cinemas e até hospitais mais próximos. Para cada lista, é possível escolher uma localização no mapa, ver a rota, adicionar e compartilhar as informações com amigos. Já na guia “Nas Proximidades”, você encontra informações de determinados locais a partir da Wikipédia.

Skyscanner e Kayak

Disponível em mais de 30 idiomas, o Skyscanner busca, compara e reserva passagens aéreas, hotéis e aluguel de veículos. Com ele é possível encontrar datas em que os voos são mais acessíveis e receber alertas de preços. Para quem ainda não sabe aonde ir, o app oferece inspiração com a categoria “Qualquer lugar”. Já na “Melhores negócios”, encontra as ofertas baseado nos aeroportos mais próximos do usuário. Além disso, permite filtrar os resultados por tempo de viagem, número de escalas, companhia, classe e horários de partida/chegada. Em relação à hospedagem, o Skyscanner pode ajudar a encontrar hotéis, resorts, apartamentos e albergues, mesmo de última hora. Além de sincronizar as buscas em todos os seus dispositivos, o app promete preços finais, sem surpresas com taxas extras.

Parecido com o Skyskanner, o Kayak  também está entre os melhores aplicativos para viagem por oferecer ofertas exclusivas aos usuários. O app pesquisa vários sites para aluguel de carros, hotéis e voos – e ainda ajuda a manter suas informações organizadas. Isso porque reúne detalhes importantes da viagem num único lugar para que você tenha acesso fácil e rápido. Basta acessar a função Trips para ver todas as informações sobre seus voos e reservas. O Kayak oferece ainda alertas de preços e sugestões de destino baseadas em seu orçamento ou data desejada.

PackPoint

Depois de definir datas, voos, hotéis e afins, chega a hora de arrumar as malas. Para muitas pessoas, essa é a parte mais complicada da viagem. No entanto, o PackPoint foi criado exatamente para descomplicar a questão. Depois de baixar o app, você preenche informações como destino, data, duração e tipo de viagem (a negócios ou lazer). Em seguida, seleciona as atividades que pretende fazer e informa se repetirá peças básicas e/ou terá acesso à lavanderia. Baseado nas respostas e na análise da previsão do tempo para seu destino, o PackPoint fará sua lista de bagagem. Além de remover itens que achar desnecessários, você pode adicionar outros. Independentemente do fato de você viajar muito ou pouco, esta ferramenta inteligente promete facilitar muito sua próxima viagem!

 

Foto: iStock/kieferpix