A configuração de computadores a partir da geração de imagens para o sistema operacional é uma tarefa comum, praticamente uma tradição: é esse o modo de implantação mais utilizado há anos.
O método é tão tradicional quanto trabalhoso, exigindo o apagamento do disco rígido e processos manuais de criação de imagem do disco e implantação de imagem para o sistema operacional.
Isso para cada dispositivo, a cada nova versão do sistema. Se falarmos em Mac, sabendo que já há mais de 110 releases do macOS… Um trabalhão e tanto, não?
Mas é possível reduzir ao máximo esta complexidade e tornar a configuração automática, por meio do DEP ? Device Enrollment Program da Apple.

A magia do DEP

 
O DEP traz agilidade à configuração não somente ao macOS, mas também ao iOS, permitindo à TI automatizar as implantações iniciais dos equipamentos, configurações de controle, políticas de segurança e uso. Além disso, automatiza a  supervisão dos aparelhos pela TI, que faz todo o gerenciamento sem precisar de contato físico com os devices, utilizando somente uma solução de MDM (Mobile Device Management).
Com o DEP, as configurações e perfis de gerenciamento definidos pela TI não poderão ser removidos ou alterados pelo usuário. Isso garante às empresas que todos os dispositivos serão usados segundo suas políticas pré-definidas, evitando riscos desnecessários.
Ideal para a implantação de projetos em larga escala, por conta da possibilidade de a TI configurar os dispositivos sem a necessidade de tê-los em mãos, o DEP permite entregar os equipamentos aos usuários prontos para utilização, em qualquer lugar. Isto porque a TI pode ?pular” a configuração guiada inicialmente, padronizando todos os devices conforme a empresa desejar.

Tranquilidade para a companhia, que terá a certeza de contar com um parque de dispositivos geridos de acordo com suas políticas e regras, e para o usuário, que só terá de receber seu equipamento, liga-lo e sair usando. Sem complicações, sem perda de tempo: é DEP. 
Outra vantagem do modelo é permitir que a TI das organizações usuárias evite o bloqueio de ativação da Apple. Normalmente, apenas um único ID da Apple pode acessar um determinado dispositivo, mas com o DEP os usuários podem ativar um dispositivo usando sua Apple ID e, após o uso, devolvê-la à TI, que ?apagará?? o dispositivo da rede, permitindo acesso por um próximo e potencializando o investimento. Neste caso, o VPP também pode somar ao projeto, proporcionando ainda maior escalabilidade e gestão ao projeto.

Implantação Apple a 3 passos de distância

Como se faz isso tudo? Simples: basta a TI acessar a DEP Account (deploy.apple.com) da empresa, entrar com o link de seu aplicativo MDM, e relacionar neste ambiente todos os dispositivos Apple da instituição. A partir daí, contará com um painel para configuração automática, via web, de cada um.
O MDM também se aplica a atualizações de sistemas, que poderão ser gerenciadas à distância pela TI para todos os equipamentos. Para explorar ainda mais o projeto Apple, a empresa usuária pode utilizar o VPP ? Volume Purchase Program, portal de compras e licenciamento da Apple.
Implantações zero-touch, agilidade e segurança na configuração e uso de dispositivos Apple. Aposte no DEP e evolua.
Quer saber mais sobre como o DEP pode trazer mais agilidade para sua empresa? Consulte nossos especialistas pelo fone 4020.7900 ou pelo e-mail contato@iplacecorp.com.br.