maos-presente
Existe um jeito supersimples de emprestar seus filmes, e-books, álbuns musicais e até apps favoritos. ? só compartilhar as compras do iTunes num grupo familiar. Assim, todo mundo tem acesso ao mesmo conteúdo, usando seu próprio iPod touch, iPhone, iPad ou Mac. A seguir, veja como é fácil configurar esse recurso.
O compartilhamento de compras permite que até seis pessoas aproveitem as mesmas coleções. Quando alguém adquire uma música ou um filme da iTunes Store, o conteúdo fica disponível aos demais membros do grupo. Essa facilidade também vale para livros da iBooks Store e para a maioria dos aplicativos da App Store.

Como configurar o compartilhamento de compras do iTunes


A configuração é bem fácil. No iPhone, iPad ou iPod touch, vá a Ajustes > [seu nome]. Depois, toque em Compartilhamento Familiar e selecione ?Comece a usar??. Siga as instruções para finalizar o processo e convidar familiares. No Mac, acesse o menu Apple > Preferências do Sistema. Selecione iCloud e clique em Configurar Família.
A próxima etapa é incluir os participantes. Você pode convidar qualquer pessoa que tenha um ID Apple. Nos dispositivos móveis, toque em Adicionar Família e insira o e-mail correspondente. No Mac, clique em Gerenciar Família, depois em + e siga as instruções.
Também dá para entrar num grupo já existente, mediante convite. Lembre-se, porém, de que você só pode participar de um grupo familiar por vez. O recurso está disponível para iOS 8 e posterior ou OS X Yosemite e posterior.

Vantagens do Compartilhamento Familiar

Concluída a configuração, os familiares já podem fazer download ou reproduzir o conteúdo compartilhado. As compras de cada membro ficam registradas e visíveis a todos. Se você preferir, pode também ocultar algum item específico.
A cobrança cai na conta do organizador. Essa pessoa pode, ainda, aprovar as aquisições realizadas por um menor de idade do seu grupo familiar. Basta acionar a função ?Pedir para comprar??.
Além do acesso às lojas, os recursos de Compartilhamento Familiar permitem obter uma assinatura conjunta do Apple Music. Enviar fotos, vídeos e documentos fica mais fácil. Até mesmo o plano de armazenamento do iCloud pode ser único para todo mundo. Dessa maneira, há espaço de sobra para os arquivos dos parentes.
Outra vantagem está no uso do calendário. Adicione lembretes e eventos de família, como os aniversários, por exemplo. Assim, as novidades serão atualizadas instantaneamente em todos os dispositivos.
Não importa a distância: ouvir as mesmas músicas ou ler o mesmo livro nunca foi tão fácil. ? a tecnologia Apple aproximando as pessoas que são mais importantes para você.
 
Imagem: 1. iStock/HAKINMHAN  | 2. iTunes/Divulgação