15 momentos em que o iTunes fez história

itunes_1

iTunes 1.0 – O primeiro layout da sua biblioteca pessoal de músicas.

O iTunes foi lançado há exatos 15 anos. Embora a Apple esteja em um momento de transição com a chegada do igualmente icônico Apple Music, o serviço de vendas de MP3 revolucionou a maneira como compramos, consumimos e escutamos nossas músicas. Acompanhe a seguir as 15 principais transformações subsequentes no mundo da música digital e entenda porque você deve comemorar esse aniversário com a gente!

1. 9 de janeiro de 2001. Data de lançamento do iTunes, um dos maiores jogadores na luta pela supremacia na indústria musical.

beyonce_dancing

2. Em 2010 o serviço da Apple já vendia mais música do que qualquer outra loja de CDs, DVDs e afins.

3.  Legitimou a música digital numa época em que MP3 era sinônimo de pirataria.

giphy (2)

3. O iTunes introduziu uma das MAIORES mudanças no consumo de músicas: a possibilidade de comprar apenas uma única música em vez do CD completo. Isso deixou as coisas ainda mais acessíveis pra todo mundo.

4. Foi o sistema base dos maravilhosos iPods, que também mudaram profundamente o forma de ouvir e compartilhar música no mundo.

itunes_silhouette

5. O iPod, inclusive, vinha acompanhado pelos inconfundíveis fones brancos que, além objetos de desejo de qualquer pessoa aficcionada por bom design e qualidade sonora, foram os precursores de uma tendência mundial.

6. Se tornou um centro de entretenimento ao vender filmes, programas de TV, jogos, livros, podcasts e muito mais.

7. Deixou sua vida muito mais fácil. Antes do iTunes, você precisava percorrer um longo caminho até conseguir uma música que descobriu no rádio (e, em tempos anteriores ao Shazam, essa tarefa poderia demorar dias).

giphy (3)

8. Definiu o conceito de uma biblioteca gigaaaantesca de músicas a um clique de distância. Curte ouvir música Javanesa? Tem. Prefere uns hits do século 13? Também tem.

9. Transformou o conceito de qualidade digital. Embora não seja superior à do CD, Introduziu o conceito de que “ter aqui e agora é mais importante do que perfeição sonora”.

10. Popularizou os nossos amados apps dentro de uma App Store que não para de crescer e oferecer novas opções impecáveis pra melhorar sua vida.

11. Foi o primeiro serviço a disponibilizar o precioso catálogo dos Beatles! Na primeira semana de lançamento, o serviço vendeu 450.000 mil cópias de álbuns e mais de 2 milhões de músicas do quarteto fabuloso.

giphy (4)

12. Deu origem ao clássico iTunes Festival (agora chamado Apple Music Festival), que há anos conta com um line up de artistas incríveis.

13. Além de ter mudado profundamente os hábitos de consumo musicais, o iTunes também é um grande centro de entretenimento, reunindo todos os seus arquivos num só lugar que pode ser acessado através de todos os seus dispositivos.

14. Foi o precursor das redes sociais focadas em música. Embora o Ping não tenha vingado, várias funcionalidades dele foram incorporadas ao já consagrado Apple Music.

15. Mas, além de tudo isso, a mudança mais impactante advinda do iTunes é estritamente emocional: ele te deixou muito mais perto dos seus sons favoritos e dos seus ídolos mais adorados. E, só por isso, ele merece um sonoro FELIZ ANIVERSÁRIO de todos nós.

giphy (8)


There are currently no comments.